domingo, 30 de maio de 2010

O valioso tempo dos maduros

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de jabuticabas...
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram,
cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir
assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência,minha alma tem pressa…
Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade,
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade,
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!


Não sei quem é o autor...mas achei essa mensagem linda!!
Então...MUITO OBRIGADA a quem a escreveu.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vai passar...

Havia num país distante um rei poderoso que tinha como servo um homem bom e fiel, cuja eficiência era única em todo o reino. Porém, o rei não podia acreditar que esse homem era perfeito. Mil dúvidas povoavam sua mente. E se num momento muito importante a eficiência deste servo falhasse?

Diante desta dúvida o rei resolveu colocar em prova a capacidade do homem.

Chamou-o e disse:

-" Servo, cansei desta minha coroa. Quero uma outra, mas não mais em ouro e sim quero-a com pedras preciosas. As mais exóticas e brilhantes que houver.

Portanto, ordeno-lhe que a confeccione para mim".

Como ele sabia que em seu reino não havia este tipo de mineração, achou que pela primeira vez seu servo lhe falharia. Mas meses depois, o fiel empregado voltou trazendo uma coroa de beleza ímpar, com pedras espetaculares nunca antes vistas em reino algum.

Mas o rei ainda não aceitando totalmente a eficiência do escravo, depois de muito pensar e meditar chamou-o novamente ordenando:

- " Servo, agora quero que acrescente nesta linda coroa, uma frase que quando eu estiver triste eu me alegre, e quando eu estiver feliz, eu me entristeça".

O servo saiu de lá desesperado. Como faria isso? Tudo na vida já tinha feito para provar sua fidelidade ao rei, mas agora ele lhe pedia algo que parecia impossível. Chegou em casa entristecido, sabendo que perderia seu cargo e que mais do que isso perderia a confiança do rei.

Mas a esposa, consternada com a tristeza do marido depois de muito pensar teve uma grande idéia e a executou.

Depois de pronta, o servo pegou a coroa e a levou ao rei que de imediato a colocou na cabeça e foi para a frente do espelho para ver o que nela estava escrito. Espantado então viu a breve frase:

VAI PASSAR!



E assim é a nossa realidade. Não importa o momento que estejamos vivendo, temos que ter sempre a certeza de que seja o que for, passará. Se a dor, a tristeza, o desânimo estiverem presentes em sua vida, não se entregue pois em breve tudo passará.

Se por outro lado, você estiver vivendo um grande momento, aproveite-o!

Não o estrague por coisas pequenas. Saboreie-o com calma, pois ele também passará!.

(Desconheço a autoria)


Mas esta é uma certeza que devemos ter na vida!!
Abraços...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Esvaziando os armários de nossa vida

Todos os anos, há um momento em que olhamos nossos armários com um olhar crítico.
Olhamos aquelas roupas que não usamos há tanto tempo.
Aquelas que tiramos do cabide de vez em quando, vestimos, olhamos no espelho, confirmamos mais uma vez que não gostamos e guardamos de volta no armário.
Aquele sapato que machuca os pés, mas insistimos em mantê-lo guardado.
Há ainda aquele terno caro, mas que o paletó não cai bem, ou o vestido 'espetacular' ganho de presente de alguém que amamos, mas que não combina conosco e nunca usamos.

Às vezes tiramos alguma coisa e damos para alguém, mas a maior parte fica lá, guardada sabe-se lá porquê.

Um dia alguém me disse: tudo o que não lhe serve mais e você mantém guardado, só lhe traz energias negativas.
Livre-se de tudo o que não usa e verá como lhe fará bem.
Acontece que nosso guarda-roupa não é o único lugar da vida onde guardamos coisas que não nos servem mais.
Você tem um guarda-roupa desses no interior da mente.
Dê uma olhada séria no que anda guardando lá.
Experimente esvaziar e fazer uma limpeza naquilo que não lhe serve mais.
Jogue fora idéias, crenças, maneiras de viver ou experiências que não lhe acrescentam nada e lhe roubam energia.
Faça uma limpeza nas amizades, aqueles amigos cujos interesses não têm mais nada a ver com os seus.
Aproveite e tire de seu 'armário' aquelas pessoas negativas, tóxicas, sem entusiasmo, que tentam lhe arrastar para o fundo dos seus próprios poços de tristezas, ressentimentos, mágoas e sofrimento.
A insegurança dessas pessoas faz com que busquem outras para lhes fazer companhia, e lá vai você junto com elas.
Junte-se a pessoas entusiasmadas que o apóiem em seus sonhos e projetos pessoais e profissionais.
Não espere um momento certo, ou mesmo o final do ano, para fazer essa 'faxina interior'.

Comece agora e experimente aquele sentimento gostoso de liberdade.

Liberdade de não ter de guardar o que não lhe serve.
Liberdade de experimentar o desapego.
Liberdade de saber que mudou, mudou para melhor, e que só usa as coisas que verdadeiramente lhe servem e fazem bem.

Corrado Spallanzani

domingo, 9 de maio de 2010

Como adotar uma mãe.


Já tinha escrito uma homenagem ao dia das mães em meu blog,mas acabei sendo desafiado a escrever algo aqui no luz, pois ao saber que nenhum texto sobre as mães tinha sido escrito quis assumir essa deliciosa "responsabilidade".
Não foi fácil, já estava praticamente "desligado" do dia das mãe, já tinha dado os parabéns a dona Ignez e vi todos seus 7 filhos fazerem o mesmo, mas sei que quando desejamos algo é só fechar os olhos e pedir inspiração a Deus e Meishu Sama que eles nunca falham.
É muito triste quando um dia de festas não tem justo o maior motivo da festa, no ano passado, neste mesmo dia, Cidinha e eu fizemos umas flores da luz, colocamos num cesto e saimos distribuindo os pequenos mimos para os vizinhos, foi algo muito gostoso e que certamente vou lembrar por toda a vida.
Lembro bem que em uma das casas só havia um senhor - bastante solitário - na varanda e quando Cidinha fez sua bem humorada pergunta: Tem alguma mãe aqui? Ele respondeu que não... que estava sozinho.
E estava mesmo, não lembro quantos anos tinha aquele senhor, mas já havia perdido algumas mães ao longo da vida e certamente não se sentia com muita luz para comemorar aquele dia. Mas comemoramos com ele, ganhou sua florzinha mesmo sem ser mãe e tenho certeza que alegramos sua tarde naquele dia e que ele também alegrou a nossa, com seu bom humor, apesar da solidão em que se encontrava.
A primeira coisa que pensei quando este tema foi colocado na minha cabeça foi nisso, em como - na falta de nossas mães - decidimos homenagear a mãe dos outros.
Em algumas casas fomos recebidos com a natural desconfiança que o mundo em que vivemos acaba nos cercando, uns vinham ressabiados e outros perguntavam quanto ia custar... mas quando percebiam que era apenas um casal adotando mães nos recebiam em suas casas, nos convidavam para participar da mesa e se não fosse nosso objetivo passaríamos certamente a tarde em boas companhias.
Cidinha e eu ainda temos a felicidade de ter nossas mães bem vivas e tampouco estávamos na solidão daquele senhor, apenas desejávamos ir um pouco além do presente, do cartão do telefonema ou mesmo do tradicional almoço que tivemos com suas lindas filhas.
E é isso que estou propondo, neste final de dia das Mães, que as pessoas aprendam a adotar uma mãe.
Serve para quem já não pode mais contar com a sua neste mundo, serve também para as mães que tem a infelicidade de terem visto seus filhos partirem antes, serve para quem está muito de bem com a vida e quer espalhar sua alegria... na verdade serve a quem quiser.
Adotar uma mãe é fácil, pois mães são pessoas sempre de coração aberto, onde tudo cabe.
Pode ser a sogra, pois apesar de tantas bobagens que falam sobre elas, as sogras são mães da pessoa que escolhemos amar, então porque não ama-las como amamos nossa mãe? Quer coisa melhor que isso?
Pode ser um parente, mas não precisa ser... nem precisa ser uma mãe que esteja sozinha, para adotar mãe não tem regras, precisa apenas a boa vontade.
Sei disso porque adotei várias ao longo da vida, tenho "mães" em vários estados e cidades, mas nunca as assumi, não lembrei de mandar um cartão para elas ou de ligar, mas depois de escrever este texto vou começar a me preparar para fazer isso e nem sei se vou esperar o dia das mães no ano que vem pois para adotar uma mãe não precisa de dia comemorativo, pode ser qualquer dia.
E nem precisa ser uma mãe... há pais com alma de mãe então se encontrar um, trate-o como trataria sua própria mãe e verá como ele vai gostar, aquele senhor a quem demos a flor parecia ser um e gostou que o tratássemos como se fosse uma mãe.
E o que fazer com essa nova mãe?
O mesmo que faz ou fazia com sua mãe, vá visita-la quando achar que ela quer ser visitada (mães SEMPRE querem ser visitadas) ligue pra ela quando achar que deve ou quando achar que você precisa, ou apenas se lembre dela.
Enquanto escrevia comecei a lembrar de algumas das mães que sei que adotei (ou que me adotaram) e para as quais não pensei em ligar hoje ou mandar um cartão, mas não vou esquecer disso no ano que vem.
Por exemplo, a dona Diva, mãe de um amigo de infância, que do alto de seus quase 80 anos está ainda esbanjando saúde e ainda me trata como um filho quando vou a sua casa, exatamente como me tratava quando eu ia na sua casa entre meus 10 e 18 anos.
Ou então a Dona Helena, mãe da mãe de minha única filha, que me tratou por muitos anos como um filho e que até hoje ainda cuida da neta. Para ela eu tentei ligar hoje, mas acho que estava na farra.
Nossa a lista é grande... tem a mãe da Cidinha, que tive o prazer de conhecer e poderia chamar de mãe com a maior facilidade, tem professoras que foram responsáveis pela minha educação e que me cobravam que aprendesse com a mesma paciência que a dona Ignez cobrava que eu não fugisse da escola... bom, na verdade ela não tinha muita paciência com isso, mas nenhuma mãe merece filho fugitivo da escola.
Foram muitas mães, algumas só passaram por um momento e me ensinaram algo, uma receita, um jeito diferente de fazer alguma coisa, ou apenas aparecendo na hora certa... como uma senhora que me viu escondido debaixo de uma marquise com minha irmãzinha caçula no colo, fugindo de um temporal repentino. Ela abriu a porta de sua casa, me deu uma toalha e me acolheu enquanto a chuva caia, como se fosse nossa própria mãe, esta não teria mais como eu encontrar, nem aquela casa existe mais no lugar, mas ela ainda existe em minha lembrança e com certeza isso conta pontos e a torna uma mãe adotiva.
Então... gostou da idéia de adotar mães?
Pois pratique e não espere o dia das mães pra isso, pode começar a praticar todo dia, adote por exemplo aquela senhora simpática que você encontra todos os dias e lhe sorri mas você nunca se perguntou porque ela faz isso, responda ao sorriso e num dia mais inspirado de uma flor a ela e ela saberá que foi adotada, mesmo que não precise.
Não precisa ser orfão para adotar uma mãe e nem ficar esperando uma mãe abandonada pra fazer isso, mães  são mães em tempo integral e não apenas para seus filhos, qualquer mãe irá abrigar um outro filho sob seu enorme e espaçoso coração, então faça simplesmente o mesmo com outras mães.
E claro... jamais esqueça da sua, mesmo que ela não se encontre mais entre nós.
A imagem que ilustra o início deste texto é de uma ikebana que fiz especialmente para uma mãe que adotei para sempre e que homenageio especialmente neste dia... ou seja, ela representou todas as mães que adotei e não pude dizer a elas e ao mesmo tempo me fez lembrar que posso dizer em qualquer dia.
Obrigado por ainda me despertar estas coisas tão lindas, você é uma mãe muito especial, Cidinha e te dou os parabéns neste dia.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Receita para beleza interior

Faça várias cirurgias plásticas:

Uma para corrigir o nariz empinado pelo orgulho e pela soberba.

Outra na correção da lingua venenosa e ardilosa e nos lábios que demarcam sua tristeza interior.

Drenagem linfatica para retirar o orgulho, a inveja e a ingratidão.

Diversos peelings profundos na culpa e no remorso.

Faça uma dermo esfoliação nas cicatrizes deixadas pela falta de perdão e pelo ódio, assim como no rancor envelhecido

Uma máscara facial para retirar as expressões de mágoas e ressentimentos, igualmente nas asperezas da insensibilidade no trato com as pessoas.

Depois complete com uma hidratação de sorriso e alegria;

Hidrate suas maõs todos os dias com a prática da solidariedade e da caridade.

Coloque lentes coloridas da misericórdia e da paciência, iluminando seu olhar.

Realize um implante de entusiasmo e atitude positiva.

Turbine sua humildade e o desinteresse por questões materiais.

Use botox para esticar a esperança e a fé.

Realce o cabelo com luzes da consciência tranquila e da paz de espirito; e

Finalize com uma hidromassagem, usando sais da generosidade e pétalas da tolerância, que é bom para o coração e a alma.

Obs.: Esses ingredientes não são encontrados nas melhores lojas do ramo. Estão dentro de você!

Pense nisso!

E seja feliz, muito feliz!!!


Autoria: Adilson Costa

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A samambaia e o bambu

Certo dia decidi dar-me por vencido.
Renunciei ao meu trabalho, às minhas relações, e à minha fé.
Resolvi desistir até da minha vida. Dirigi-me ao bosque para ter uma última conversa com Deus.
Deus - eu disse - Poderias dar-me uma boa razão para eu não entregar os pontos?
Sua resposta me surpreendeu:
Olha em redor. Estás vendo a samambaia e o bambu?
Sim, estou vendo? Respondi.
Pois bem. Quando eu semeei as samambaias e o bambu, cuidei deles muito bem. Não lhes deixei faltar luz e água. A samambaia cresceu rapidamente. Seu verde brilhante cobria o solo. Porém, da semente do bambu nada saía. Apesar disso, eu não desisti do bambu.
No segundo ano, a samambaia cresceu ainda mais brilhante e viçosa. E, novamente, da semente do bambu, nada apareceu. Mas, eu não desisti do bambu.
No terceiro ano, no quarto, a mesma coisa. Mas, eu não desisti. Mas no quinto ano, um pequeno broto saiu da terra. Aparentemente, em comparação com a samambaia, era muito pequeno , até insignificante.
Seis meses depois, o bambu cresceu mais de 50 metros de altura. Ele ficara cinco anos afundando raízes.
Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver. A nenhuma de minhas criaturas eu faria um desafio que elas não pudessem superar.
E olhando bem no meu íntimo, disse:
Sabes que durante todo esse tempo em que vens lutando, na verdade estavas criando raízes?
Eu jamais desistiria do bambu. Nunca desistiria de ti. Não te compares com outros.
O bambu foi criado com uma finalidade diferente da samambaia, mas ambos eram necessários para fazer do bosque um lugar bonito, teu tempo vai chegar - disse-me Deus - Crescerás muito!
Quanto tenho de crescer? Perguntei.
Tão alto como o bambu. Foi a resposta.
E eu deduzi: Tão alto quanto puder!
Espero que estas palavras possam ajudar-te a entender que Deus nunca desistirá de ti.
Nunca te arrependas de um dia de tua vida.
Os bons dias te dão felicidade. Os maus te dão experiência. Ambos são essenciais para a vida.
A felicidade te faz doce. Os problemas te mantêm forte.
As penas te mantêm humano. As quedas te mantêm humilde.
O bom êxito te mantém brilhante. Mas, só Deus te mantém caminhando....

(Desconheço a autoria)